Documentação académica em acesso livre
Ir para a Página inicial | Voltar


Directórios e portais de teses
Directórios e listas de repositórios

Directórios e portais de teses

Australian digital thesis program: Digital thesis collections
Lista de links para colecções de teses em formato electrónico na Austrália e em todo o mundo.

Adt: australasian digital thesis program
Portal de acesso a teses australianas, em formato electrónico e em papel.

Canadian theses portal
Portal de teses canadianas. Acesso aos registos bibliográficos e, na grande maioria dos casos, ao texto integral da colecção de teses e dissertações existentes na Library and Archives Canada desde 1965.

Darenet. Promise of science
Portal de acesso a teses de doutoramento de todas as universidades holandesas. Pesquisável por instituição, colecção, título, autor e data. É possível aceder ao texto integral da grande maioria das teses.

Directory of ETDs Currently in Progress
Directório sobre teses e dissertações em formato electrónico (ETDs) em curso na área das humanidades.

Phddata database
Directório de teses de doutoramento em curso organizado por três níveis de categorias, pesquisáveis por país, instituição, língua em que são escritas, autor e título.

Portail Sudoc
Este recurso permite efectuar pesquisas em bases de teses conectadas ao portal e na base de teses do portal Sudoc. Permite pesquisa no texto integral das teses referenciadas e indexadas directamente nas bases do portal Sudoc.

Tel: serveur de thèses multidisciplinaire
Acesso em linha às teses das universidades francesas. Permite pesquisa por disciplina, estabelecimento de ensino, ano de defesa da tese, colecções e pelas últimas teses arquivadas.

THESA
Disponibiliza informação sobre as teses de doutoramento em curso nos estabelecimentos de ensino superior franceses. Permite conhecer os temas de investigação em curso nas áreas da engenharia, economia e gestão e identificar os seus autores.

Portals to e-thesis
Lista de portais de teses electrónicas, orientada especialmente para países de língua espanhola (Argentina, Brasil, Chile, México, Peru, Espanha), Estados Unidos, e ainda algumas iniciativas de carácter internacional.

Theses Canada
Portal de teses canadianas. Disponibiliza acesso ao texto integral a teses digitalizadas entre 1998 e 2002.

Nottingham eTheses
Arquivo das teses electrónicas da University of Nottingham.

HK University Theses Online
Colecção de teses da Hong Kong University com cerca de 12947 títulos de teses electrónicas desde 1941.

Massachusetts Institute of Technology theses
Colecção das teses de doutoramento electrónicas defendidas no MIT desde 1888. Nãoinclui todas as teses.

Networked digital Library of Theses and Dissertations
Catálogo colectivo de teses electrónicas de instituições de todo o mundo. Projecto lançado pelo US Department of Education, tem como objectivo criar uma biblioteca digital global de teses electrónicas.

topo


Directórios e listas de repositórios

Arrow (Australian Research Repositories Online to the World)
Directório de repositórios de trabalhos académicos de cinco universidades australianas integrantes do consórcio Arrow (Central Queensland University, Monash University, Swinburne University of Technology, University of New South Wales, University of South Australia). Inclui e-prints, teses, trabalhos de investigação e outros trabalhos publicados, em formato electrónico.

Carl/Abrc (Canadian Association of Research Libraries / Association des Bibliothèques de Recherche du Canada)'s institutional repository search service
Lista de repositórios das instituições participantes no projecto da associação canadiana de bibliotecas universitárias.

Darenet. Repositories
Acesso a repositórios de universidades holandesas.

Dspace Instances
Lista de instituições cujos repositórios são constituídos com o software D-Space.

E-print Network, U.S. Department of Energy (DOE)
Directório multidisciplinar de acesso a mais de 16000 e-prints, dotado de um motor de busca que permite fazer pesquisa simultânea em múltiplos repositórios, bem como pesquisa por disciplina. O site inclui um directório de instituições científicas relevantes a nível internacional e disponibiliza um serviço de alerta por disciplina.

Eprints.org
Lista de repositórios que utilizam o software EPrints.

OAIster
Catálogo colectivo de recursos electrónicos. Disponibiliza cerca de 12 milhões de registos de 833 instituições.

Open Archives – Registered Data Providers
Lista de servidores que pesquisam em repositórios OAI.

The Open Citation Project - Core Metalist of Open Access Eprint Archives
Directório estruturado pelo Open Citation Project (Opcit) em sete secções:(1) listas de arquivos Eprint em acesso livre, (2) arquivos OAI, (3) arquivos institucionais, (4) arquivos GNU, (5) portais, (6) arquivos de periódicos de acesso livre e (7) arquivos disciplinares.

OpenDOAR (Directory of Open Access Repositories)
Projecto da University of Nottingham e da University of Lund, suportado pela OSI (Open Societies Institute), JISC (Joint Information Systems Committee), CURL (Consortium of Research Libraries) e SPARCEurope. Classifica e disponibiliza uma grande variedade de repositórios institucionais e disciplinares a nível mundial.

ROAR (Registry of Open Access Repositories)
Directório da Eprints.org. Dá acesso a repositórios institucionais e disciplinares de mais de 400 unidades académicas a nível mundial. Cada registo de entrada contém uma descrição do repositório, software utilizado na sua criação, país de origem, tipo de documentos arquivados e a percentagem de documentos disponíveis em acesso livre.

SHERPA Repositories
Lista dos repositórios de 24 instituições de ensino superior do Reino Unido, da British Library.

SPARC (Collected repositories)
Lista de repositories. Inclui: OpenDOAR - the Directory of Open Access Repositories, Experimental OAI Registry, Institutional Archives Registry, Core Metalist of Open Access Eprint Archives, List of Open-access Archive Lists, Computing Research Repository (CoRR), ArXiv.org e-Print archive. Inclui repositórios de âmbito institucional e que contêm múltiplos tipos de documentos. Exclui repositórios disciplinares e repositórios académicos que só contenham teses e dissertações.

The University of Illinois OAI-PMH Data Provider Registry
Lista de repositórios com OAI, indexados e pesquisáveis. Inclui relatórios sobre os dados disponíveis na base. Os dados são actualizados periodicamente e novos repositórios vão sendo incluídos. Para aceder ao relatório em XML dos repositórios incluídos na base, por favor, consulte a Friends List.

Virtual Technical Reports Center: EPrints, Preprints, & Technical Reports on the Web
Directório de âmbito internacional mantido pela University of Maryland, consiste numa lista alfabética de links para arquivos digitais de dissertações, preprints e postprints, teses, relatórios de investigação e relatórios técnicos de várias instituições disponíveis na web.

Webliography: Directories—E-Prints, Institutional Repositories, and Technical Reports
Inclui directório para e-prints, repositórios institucionais e relatórios técnicos.

topo