Início > Recursos > Novidades da Biblioteca


JSTOR

A Universidade de Lisboa subscreveu as colecções multidisciplinares Arts & Sciences I, II e III do arquivo de revistas JSTOR.

O acesso faz-se a partir de qualquer computador do campus da Universidade ou por VPN.
A assinatura permite o acesso ao texto integral de todas as revistas incluídas nas colecções.
A JSTOR inclui as revistas desde o primeiro número mas não inclui, os seus últimos anos.

Está disponível em:



O que são as listas ERIH?

As listas ERIH são um Índice referencial de periódicos para as Humanidades.
Trata-se de listas de periódicos organizadas por áreas temáticas, às quais foi atribuída uma valoração A, B ou C, de acordo com parâmetros estabelecidos previamente e atribuídos por painéis de especialistas nessas áreas.

Para que servem e como se devem usar as listas?

Embora não incluam índices bibliométricos, como o factor de impacto, a valoração que lhes é atribuída permite conhecer as revistas de menor impacto internacional (C) e relevar as de maior qualidade e impacto internacional (A).
O seu objectivo é dar a conhecer revistas académicas em áreas que não são tão bem cobertas pelas bases de dados comerciais e dar orientações de publicação aos investigadores.

Linhas de orientação:

Só foram incluídos periódicos nas seguintes 3 categorias:
1) Categoria A: publicações com elevado ranking internacional e com uma reputação muito forte entre os investigadores na área em diferentes países. São regularmente citadas em todo o mundo.
2) Categoria B: publicações internacionais normalizadas com boa reputação entre investigadores em diferentes países.
3) Categoria C: publicações com importância local ou regional na Europa. São ocasionalmente citadas fora do país de publicação, embora o seu público-alvo principal seja a comunidade académica interna.

Periódicos que cubram mais do que uma área temática podem ser encontradas nas várias listas das áreas cobertas.
Todos os periódicos devem cumprir normas académicas internacionais, i.e., a selecção dos artigos deve ser baseada numa política de controlo de qualidade, normalmente obtida por um processo de peer review.
Um dos objectivos do ERIH é encorajar os periódicos de topo a adoptarem um sistema de peer-review coerente.

As listas e mais informação está disponível em:
.
Canadian Archivist Journal
A colecção do Canadian Archivist Journal está a partir de agora disponível on-line, em acesso livre, através do site web da Association of Canadian Archivists.
Esta revista foi publicada anualmente de 1963 a 1974 pela secção de Arquivos da Canadian Historical Association.
A Canadian Archivist cessou a publicação em 1975 e iniciou a publicação da revista Archivaria (também disponível on-line em http://journals.sfu.ca/archivar/index.php/archivaria).
A Canadian Archivist pode ser acedida através da morada: http://journals.sfu.ca/archivar/index.php/ca/archives.


EndNote Web
Os utilizadores da biblioteca têm à sua disposição uma ferramenta de gestão de referências bibliográficas chamado EndNote Web. O acesso é livre e gratuito. Está disponível em: EndNote Web.


Conhece esta revista?
O Journal of Digital Information é uma revista peer-reviewed sobre informação digital. Está disponível em: JoDI. O acesso é livre e gratuito.
Notícias relacionadas:
19/02/07 Biblioteca aberta