Início > Como fazer? > Como encontrar artigos científicos?


Estratégias de pesquisa
Os recursos disponíveis na UL são dirigidos a alunos de licenciatura, de mestrado ou doutoramento, a investigadores, a professores e a funcionários. As estratégias de pesquisa variam de acordo com o grau de especificidade exigido por cada tipo de utilizador. Lista de documentos existentes no SDUL que pode consultar e/ou requisitar, sobre a apresentação de trabalhos académicos e científicos.

Alunos de 1º ciclo: As suas necessidades de informação são mais genéricas do que as dos alunos mais avançados. Deve começar as suas pesquisas no catálogo da biblioteca e em bases de referências bibliográficas. Se encontrar um artigo que lhe interessa, pode passar automaticamente a uma base de texto integral, desde que o periódico seja assinado pela UL.

Alunos de 2º e 3º ciclos e investigadores: Numa fase inicial da investigação devem consultar bases referenciais e passar, seguidamente, para as bases de texto integral. Nestas, devem ir directamente às páginas dos periódicos, entrar nos artigos, não esquecendo de recolher informação sobre artigos que os citem e que sejam por eles citados.

Para saber mais sobre estratégias de pesquisa, consulte o tutorial da UC Berkeley.

Pesquisa de bibliografias
Os professores que queiram actualizar as suas bibliografias devem pesquisar em bases que disponibilizem o texto integral para que possam acrescentar-lhes o link directo para os artigos.

Os alunos que procurem bibliografia que não indique directamente o URL para o texto integral, deverão fazer as pesquisas dos artigos em bases, referenciais e de texto integral. Identificado o periódico, devem procurar qual a base de dados ou a biblioteca (caso não exista em formato electrónico) que o disponibiliza. Sendo alguns recursos exclusivos de algumas instituições da UL, deverão dirigir-se a estas para ter acesso ao texto integral.

Pesquisas no Google e no Google Scholar
Sendo óptimas ferramentas de pesquisa, o Google e o Google Scholar não substituem as bases de dados de documentos electrónicos de carácter científico e académico. Os resultados da pesquisa nestes motores de busca são apresentados por ranking de consulta e não por critérios de qualidade baseados em citações de pares, como acontece nas outras bases, essencialmente no Web of Science.

O acesso ao texto integral de um documento pesquisado através destes motores de busca, depende da sua disponibilidade em acesso livre em repositórios ou do pagamento da assinatura de bases de dados por parte da UL. Para saber mais sobre o movimento do Acesso livre clique aqui.

Dicas de pesquisa
Pesquisas múltiplas – experimente realizar pesquisas múltiplas utilizando variações e sinónimos de um mesmo tópico.
Exemplo: para encontrar informação desportos femininos tentar: Desportos, jogos, jogar, raparigas, género, mulheres, etc.

Para se tornar um pesquisador eficiente da Internet, visite sempre o Help ou Tips nos motores de busca que utiliza.

Para consultar dicas de pesquisa do SIBUL, esteja atento à rubrica Sabia que…

Motores de busca
Fazem pesquisas por palavra-chave da informação na Internet. Criam índices de bases de dados ou de sites na Internet, baseados em títulos de ficheiros, em palavras-chave ou em texto integral.
Google
AltaVista Search
Ask Jeeves
Clix
Excite
FAST Search
HOTBOT
Northern Light Power Search
Sapo
Tumba

Metapesquisadores
Pesquisam em vários motores de busca e mostram todos os resultados juntos.

Dog Pile
Ixquick
MetaCrawler
Metor
Queryserver
Search.com
SurfWax

Recursos para pesquisa em periódicos electrónicos

Academic Search Premier (EBSCO)
COPAC – Periodical Search
Pesquisa de periódicos nas bibliotecas universitárias do Reino Unido e na British Library.
Current Contents (ISI)
DOAJ
Oaister
Scielo Brasil
Science Direct (Elsevier)
SpringerLink (Springer/Kluwer)
Taylor & Francis
Web of Science (ISI)
Wiley Interscience


Como escrever e apresentar trabalhos académicos e científicos?
Como fazer bibliografias?
Como ver o número de citações de um autor?
Como ver o factor de impacto de uma revista?
Como pesquisar eficientemente recursos electrónicos?
Como encontrar cursos à distância?